Estas recomendações gerais constituem um catálogo de boas práticas que poderá seguir durante a gestão e utilização das ferramentas informáticas como os programas da CYPE para otimizar o seu tempo e assegurar o seu trabalho:
- Realize cópias de segurança dos ficheiros periodicamente. Para conseguir uma maior segurança, guarde cópias em diferentes suportes físicos. O tempo entre a realização das cópias de segurança deverá ser o que estime como necessário para que a possível perda de dados não coloque em risco o seu processo de trabalho.
- Adapte a complexidade do modelo à precisão requerida e às possibilidades da ferramenta. Caso contrário, pode incorrer na realização de um trabalho desnecessário e custoso que pode inclusive chegar a ser contraproducente para os processos seguidos pela ferramenta informática.
- Durante o processo de aprendizagem da ferramenta, comece por trabalhar modelos simples para conhecer os limites e funcionalidades da ferramenta. Uma vez que os conheça, pode escalar a modelos mais complexos. Se começar diretamente com modelos complexos, poderá encontrar situações não controláveis que requerem mais experiência para serem resolvidas.
- Conserve a instalação do programa na versão na qual realizou o modelo se prevê a necessidade de consultar ou modificar o ficheiro em algum momento, exatamente nas mesmas condições em que foi criado em primeiro lugar.
- Adapte os tempos de trabalho, tendo em conta o tempo necessário para corrigir problemas informáticos e fazer os ajustamentos necessários ao modelo.