Versões 2023.e e anteriores
Nestas versões, a Versão Campus funciona através da porta 995. Esta é a porta do correio eletrónico seguro. Utiliza-se esta porta porque está aberta em todas as redes Eduroam e a Versão Campus deve funcionar nas redes universitárias.
Alguns antivírus e firewalls bloqueiam a ligação com o nosso servidor ao detetar que um programa que não é um gestor de correio eletrónico está a utilizar essa porta. O programa mostra a seguinte mensagem:
Não foi possível estabelecer ligação com o servidor que dá permissões para trabalhar com a Versão Campus. É possível que o servidor esteja momentaneamente fora de serviço. Tente mais tarde e, se o problema persistir, verifique que tem uma ligação permanente à internet e que tem aberta a porta 995 do seu router ou firewall.
Uma solução frequente é desativar a análise de correio eletrónico do antivírus para que não analise a porta de comunicações 995 e assim utilizar o programa sem problemas. Para obter mais informação sobre o procedimento de desativação da análise de correio eletrónico, pode entrar em contato com o serviço de suporte técnico do seu antivírus.
Se a desativação da análise do correio solucionar o problema, terá que a manter desativada enquanto utiliza os programas CYPE. Poderá voltar a ativá-la após a sua utilização.
Se aceder ao seu correio eletrónico através de um navegador web poderá desativar a análise do correio eletrónico de forma permanente.
No caso do problema estar a ser provocado pela firewall do Windows, pode criar regras na mesma para permitir a ligação com o nosso servidor.
Se o problema persistir e não conseguir aceder aos programas da CYPE, execute o ficheiro ‘checklic.exe‘ que se encontra na pasta: C:\CYPE Ingenieros\Versão 202*\programas. Este programa gera informação sobre o estado da ligação à Internet do sistema. Pode enviar esta informação para o endereço de correio eletrónico do suporte técnico da CYPE para analisar a causa do problema.
Versões 2023.f e posteriores
Nestas versões, a Versão Campus funciona directamente através da ligação segura à Internet, como qualquer navegador, utilizando HTTPS (porta 443).